Os 10 melhores alimentos ricos em fibras para perda de peso

A Academia Nacional de Medicina dos Estados Unidos recomenda 25–38 gramas de fibra alimentar por dia para adultos. No entanto, o americano médio come apenas cerca de 15 gramas de fibra por dia.

Evidências científicas sugerem que o consumo adequado de fibras oferece suporte à saúde do coração, níveis saudáveis ​​de açúcar no sangue e um sistema digestivo saudável. E muitas pesquisas demonstram um benefício significativo na perda de peso em uma dieta rica em fibras.

No entanto, quando se trata de perda de peso, um problema com muitos alimentos ricos em fibras é que eles também são muito ricos em carboidratos.

Quer você siga ou não uma dieta baixa em carboidratos ou cetogênica, comer muitos carboidratos é uma escolha ruim se você deseja perder peso. A liberação de insulina do consumo frequente de carboidratos retarda a perda de peso e pode até resultar em ganho de peso.

Como resultado, muitos alimentos considerados boas fontes de fibra — como pão integral, lentilhas, arroz integral, quinua, frutas secas e até batata-doce — não são escolhas ideais como alimentos básicos se seu objetivo é perder peso.

É por isso que elaboramos esta lista dos 10 melhores alimentos ricos em fibras para perda de peso.

Independentemente de sua estratégia geral de perda de peso, você pode contar com esses alimentos básicos saudáveis ​​para aumentar sua ingestão de fibras e apoiar seus objetivos de perda de gordura!

O que é fibra?

Existem dois tipos diferentes de fibra e cada um deles ajuda a perder peso de uma maneira diferente:

  • A fibra insolúvel é formadora de volume , o que significa que literalmente se expande e enche, o que pode ajudar a reduzir o apetite e diminuir a ingestão de alimentos, levando à perda de peso.
  • A fibra solúvel também ajuda você a se sentir satisfeito, mas, mais importante, apoia a saúde intestinal ao alimentar seu microbioma, o que parece ajudar na perda de peso e na manutenção de um peso saudável.

Todas as fibras vêm de plantas e a maioria dos alimentos vegetais contém uma combinação de ambos os tipos de fibra (insolúvel e solúvel).

Ambos os tipos de fibra são excelentes para sua saúde, e não é necessário contá-los ou se preocupar com a quantidade de cada tipo que você ingere.

Contanto que você inclua várias fontes saudáveis ​​de fibra dietética em seu menu todos os dias para obter bastante fibra em geral, você notará rapidamente melhores resultados para perda de peso e saúde geral.

Os melhores alimentos ricos em fibras para perda de peso

1. Framboesas

2. Sementes de Chia

Experimente embeber as sementes de chia durante a noite e depois adicioná-las a smoothies, saladas ou iogurte.

3. Sementes de linho

Triture-os na farinha de linho e adicione-os diretamente a smoothies ou outros pratos, ou asse e aprecie biscoitos de semente de linho com baixo teor de carboidratos.

4. Alcachofras

Você provavelmente está familiarizado com corações de alcachofra, mas nem todo mundo sabe que você pode preparar uma alcachofra inteira (folhas e tudo) no vapor ou usando uma panela de pressão ou Panela Instantânea.

Depois de cozinhar, arranque as folhas uma a uma, mergulhe-as numa mistura de azeite, sumo de limão e sal e raspe a polpa com os dentes. Descarte o “estrangulamento” fofo e não comestível que está embaixo das folhas e, em seguida, aproveite o coração por último.

5. Abacates

Experimente comer abacate cru, fazer seu próprio guacamole ou escolher entre 40 receitas diferentes de abacate saudável.

Quando se trata de determinar se você deve perder peso, há uma série de fatores importantes que você deve considerar.

Quando se trata de determinar se você deve perder peso, há uma série de fatores importantes que você deve considerar.