O músculo pesa mais que gordura? 5 razões para livrar-se da balança

Você pode ter ouvido o ditado comum de que o músculo pesa mais do que a gordura, mas isso desafiaria as leis da física, já que meio quilo de qualquer coisa ainda pesa meio quilo — meio quilo de músculo pesa o mesmo que meio quilo de gordura. De onde realmente vem essa ideia é a quantidade de volume que o músculo consome em comparação com a gordura.

O músculo é muito mais denso e ocupa menos espaço — até 18% menos. O que significa que você pode pesar um pouco mais com uma grande quantidade de massa magra e não parecer tão “grande”. Além disso, o músculo tende a ser mais liso do que a gordura, ajudando você a parecer mais tonificado e magro em geral.

Portanto, não, ganhar músculos não o fará pesar menos. Freqüentemente, isso faz você pesar mais do que seu peso inicial. Mas suas roupas podem ficar melhor, você vai se sentir mais saudável e a academia vai começar a se tornar um pouco mais agradável. Então talvez seja hora de jogar a balança e começar a medir seu sucesso por outra coisa, como seu percentual de gordura corporal ou fotos de progresso para mantê-lo motivado.

Aqui estão cinco razões pelas quais a escala não é a melhor maneira de medir seu progresso e o que você deve tentar em vez disso.

1. A balança não pode te dizer sua porcentagem de gordura corporal

Isso é importante porque, quando você está procurando perder peso, espera perder gordura corporal. Se você também estiver treinando força como parte de sua jornada para perder peso, é perfeitamente possível que você observe algumas mudanças na massa corporal magra ao mesmo tempo. Para não mencionar as flutuações de peso normais do peso da água.

Se você está apenas se relacionando na balança, pode descobrir que não está perdendo peso (especialmente nas primeiras semanas), o que pode fazer com que você se sinta frustrado e desista. Mas o que realmente está acontecendo abaixo da superfície são mudanças significativas em sua composição corporal que você deveria comemorar.

Sim, algumas escalas medem a composição corporal, mas podem ser imprecisas e ficar à mercê de variáveis ​​difíceis de controlar: como seu estado de hidratação, última vez que você comeu, programa de exercícios, etc. A margem de erro típica para escalas de gordura corporal está em algum lugar na faixa de 3 a 8%, até 22% em comparação com o teste padrão ouro, uma varredura DEXA / DXA que cai com uma margem de erro de 1,6% ( 1 , 2 , 3 ).

2. A escala não pode estimar suas necessidades mínimas de calorias

O músculo é mais metabólico do que a gordura e pode ajudá-lo a queimar mais calorias naturalmente. Na verdade, uma grande parte da sua taxa metabólica de repouso e metabolsim é determinada pelo seu peso corporal — principalmente a sua massa muscular magra. Quanto mais músculos você tem, mais calorias seu corpo queima e mais fácil se torna manter o peso.

3. A escala não pode lhe dizer quais são seus objetivos de proteína

A proteína não é importante apenas para ajudá-lo a construir músculos e manter sua massa magra, mas também pode beneficiar seus objetivos de dieta e saúde de maneiras únicas — ajudando a melhorar a composição corporal durante a perda e ganho de peso, controlar a fome e reduzir os desejos.

4. A escala não dirá a você sua densidade óssea

Isso é importante porque a maioria das pessoas não tem ideia de como seus ossos são fortes e se correm o risco de desenvolver problemas de saúde como a osteoporose mais tarde na vida.

5. A escala não é a melhor medida da saúde geral

A balança por si só não vai dizer se você está acima do peso. No mínimo, você precisará calcular seu índice de massa corporal usando sua altura e idade para determinar seu status de peso. Isso é importante porque estar acima do peso, obeso ou abaixo do peso pode aumentar o risco de várias complicações de saúde.

Além disso, o local onde você carrega gordura corporal também pode desempenhar um papel fundamental nos riscos à saúde. Se você tende a reter mais gordura visceral, o tipo de gordura interna que envolve seus órgãos abdominais, pode estar em maior risco de desenvolver doenças crônicas como doenças cardíacas, diabetes tipo 2, derrame e colesterol alto ( 4 , 5 , 6 , 7 ). As varreduras DEXA / DXA também podem dizer quanta gordura visceral e subcutânea você tem e onde ela está em seu corpo.

Por último, o peso corporal é apenas um fator de um estilo de vida saudável. Você também deve prestar atenção à sua nutrição, saúde mental e bem-estar total para ter o estilo de vida mais saudável para você.

Resultado

Em seguida, concentre-se em melhorar sua saúde de maneiras significativas.

  • Levante pesos ou incorpore o treinamento de resistência em sua rotina para construir músculos, ganhar força e apoiar uma boa saúde óssea.
  • Coma alimentos mais ricos em nutrientes para fornecer a seu corpo a nutrição de que ele precisa para se desenvolver.
  • Concentre-se na saúde de todo o corpo, ganhando uma mentalidade saudável, apoio social e muito mais amor próprio.

Perca peso, ganhe músculos e transforme sua saúde com refeições nutritivas e prontas entregues em sua casa. Nossa equipe de especialistas cozinhará e entregará um menu saudável a cada semana para que você possa passar mais tempo praticando exercícios e acertando seus objetivos.

Quando se trata de determinar se você deve perder peso, há uma série de fatores importantes que você deve considerar.

Quando se trata de determinar se você deve perder peso, há uma série de fatores importantes que você deve considerar.