Dicas para perder peso com segurança

Natalia Rocon Saúde & Bem-estar
5 min readNov 13, 2021

Pessoas que querem emagrecer tomando suplementos alimentares, e antes de tudo, pensam em reduzir a quantidade de alimentos que comem. Esta pode ser uma solução e tanto, mas não exatamente a melhor que existe. Dependendo da quantidade que você reduz na ingestão de alimentos, pode até ser perigoso para a saúde. Então, como perder peso de forma eficaz e segura?

Aqui estão alguns pontos que você deve considerar ao tentar perder peso:

Cuidado com as dietas radicais

A maioria das pessoas pensa que cortar as calorias pode, por si só, eliminar o excesso indesejado. Provavelmente, isso se deve à moda que existe na publicidade de produtos alimentícios e bebidas de baixa caloria. O que as pessoas não sabem é que isso pode ser perigoso porque, quando diminuem a ingestão de calorias abaixo dos níveis exigidos, o corpo começa a digerir as gorduras. Parece bom, mas na verdade não é. A queima de gordura requer muita energia. Como não há muita energia no corpo para facilitar o metabolismo da gordura, ele funcionará em um ritmo muito lento, resultando em fadiga, doenças e um sistema imunológico fraco.

Uma dieta de baixa caloria também é compensada pelo corpo pela queima de músculos. Pessoas com esse tipo de dieta que voltam aos velhos hábitos alimentares acabam ganhando parte, senão todo, do peso que perderam. Isso consistiria principalmente em gorduras. E como as gorduras têm mais volume por massa do que os músculos, elas acabam tendo o mesmo peso de antes, mas mais volumosas. Ao perder peso, deve-se ter em mente que eles devem perder apenas o excesso de gordura corporal.

No entanto, pode-se tentar comer pequenas refeições em intervalos mais frequentes. Desta forma, o corpo não pensará que está morrendo de fome e não armazenará alimentos como gordura.

Comer adequadamente

Alguém pode ter considerado jogar fora a opção da dieta radical, mas também não deve se esquecer de observar o que está comendo. A variedade deve ser sempre considerada para que se possa obter os nutrientes necessários da dieta. Também é mais saudável comer alimentos assados, cozidos no vapor ou grelhados em vez de fritos. Também é importante incluir muita fibra na dieta. A reidratação frequente também é necessária.

Aumente a massa muscular magra

Os músculos queimam calorias quando trabalham; eles até o fazem em repouso. Ao contrário das gorduras que ficam por aí, protuberantes ao redor das calças e penduradas sob as mangas, os músculos queimam calorias o dia todo. Com isso, pode-se iniciar a perda de peso aumentando a massa muscular. Quanto mais músculos, menos gordura sobrará. Isso é possível começando com exercícios de resistência.

Envolvendo-se com Aeróbica

A aeróbica não é boa apenas para o coração, pois aumenta a resistência cardiovascular. A aeróbica também ajuda a aumentar a massa muscular magra, ao mesmo tempo que diminui o excesso de gordura corporal. Além disso, a aeróbica torna o processo metabólico mais eficiente e seu ritmo alto, mesmo depois de muito tempo. Imagine queimar gordura com eficiência enquanto dirige em uma rodovia ou mesmo enquanto assiste televisão.

Extra “Push”

Algumas pessoas acreditam que fumar e cafeína podem ajudar a perder peso. Isso talvez possa ser verdade; entretanto, eles fazem mais mal do que bem ao corpo por causa de seus efeitos colaterais. Para esse “empurrão” extra, pode-se experimentar tomar suplementos alimentares. Afinal, 95% desses produtos que estão no mercado vão bem.

Sobre tomar pílulas dietéticas

As pílulas de dieta sem prescrição médica afetam a quantidade de peso que a pessoa perde, bem como o tempo que a pessoa mantém. No entanto, é preciso ter cuidado com os efeitos colaterais dessas pílulas dietéticas. Como tal, deve-se seguir fielmente as instruções fornecidas na embalagem. Também é prudente consultar o médico de qualquer maneira antes de experimentar esses medicamentos e também para descobrir qual tipo seria o melhor para o indivíduo.

Emagrecer não significa necessariamente sacrifício e sofrimento. Significa abrir-se para uma vida mais plena e saudável, onde a pessoa não precisa se sentir mal por ter que ter a aparência que tem ou por não ser capaz de fazer o que quer. Perder peso pode acarretar pequenos ajustes mais os desconfortos, mas como diz o velho ditado, “sem dor, sem ganho”. Além da gordura, o que se tem a perder, afinal?

Exercício para perder peso

Muitos de nós vivemos nossas vidas como animais encurralados. Construído para se mover, muitas vezes nos colocamos em uma gaiola. Temos corpos projetados para correr pelas savanas, mas vivemos um estilo de vida projetado para migrar da cama para a mesa do café da manhã; para o assento do carro; para a cadeira do escritório; para o estande do restaurante; para o sofá da sala e de volta para a cama.

Isto nem sempre foi desse jeito. Não muito tempo atrás, nos Estados Unidos, um homem que trabalhava em uma fazenda fazia o equivalente a 15 milhas de corrida todos os dias; e sua esposa fez o equivalente a 11 quilômetros de corrida.

Hoje, nossas obrigações diárias no trabalho e em casa nos mantêm presos às nossas cadeiras e, se queremos nos exercitar, temos que procurá-lo.

Os especialistas em saúde insistem que o problema da obesidade é provavelmente causado tanto pela falta de atividade física quanto pela ingestão excessiva de alimentos. Portanto, é importante que as pessoas precisem se locomover.

No entanto, isso não significa que uma ou duas voltas na pista do antigo colégio compensarão uma dose diária de donuts. O exercício por si só não é muito eficiente, dizem os especialistas. Eles afirmam que, se você apenas se exercitar e não mudar sua dieta, poderá evitar o ganho de peso ou mesmo perder alguns quilos por um tempo.

No entanto, não é algo que você provavelmente manterá, a menos que os exercícios façam parte de um programa geral. Quanto mais você se exercita regularmente, mais fácil é manter o peso. Aqui está o que fazer todos os dias para garantir que você faça os exercícios de que precisa.

1. Obtenha Zzzs de qualidade.

Certifique-se de dormir o suficiente. Bons hábitos de sono favorecem a prática de exercícios, destacam os especialistas. Se você se sentir exausto durante o dia, é menos provável que faça muita atividade física durante o dia.

Além disso, há evidências de que pessoas cansadas tendem a comer mais, utilizando a comida como substância para o descanso de que necessitam.

2. Faça a caminhada.

É provavelmente o programa de exercícios mais fácil de todos. Pode ser tudo o que você precisa fazer, de acordo com alguns conselhos profissionais de alguns especialistas em saúde.

Aumente gradualmente até pelo menos 30 minutos de caminhada rápida cinco vezes por semana. As caminhadas rápidas têm benefícios psicológicos e de saúde que valem a pena.

3. Caminhe na esteira.

Quando o tempo está ruim, você pode não sentir vontade de ir ao ar livre. Mas se você tem uma esteira na sala de televisão, pode acompanhar seus programas favoritos enquanto faz sua boa rotina diária para seu plano de manutenção de peso.

A maioria de nós assiste televisão de qualquer maneira, e os aparelhos de ginástica internos permitem que qualquer pessoa transforme uma atividade sedentária em uma caminhada saudável.

4. Aproveite o tempo.

Desculpas à parte, a falta de tempo certamente é um fator limitante na maioria dos estilos de vida. É por isso que os especialistas em saúde sugerem uma orientação básica para incorporar exercícios em sua programação.

Faça o máximo de exercícios que puder para sentir-se bem, sem permitir que atrapalhe seu trabalho ou sua vida familiar. Se precisar, lembre-se de que está evitando muitos problemas de saúde ao evitar o ganho de peso; e manter a saúde é um presente para sua família e também para você.

--

--