10 estratégias de motivação para perda de peso com resultados comprovados

Já fez uma dieta para perder peso, totalmente motivado e pronto para transformar sua vida, apenas para se sentir completamente sem força de vontade três semanas depois e pronto para desistir? Você definitivamente não está sozinho nisso. Uma das partes mais difíceis da perda de peso é encontrar e manter a motivação para permanecer na linha quando as coisas ficam difíceis.

Não importa quão bom seja o seu plano de perda de peso ou quão motivado você se sinta desde o início, manter sua motivação para perder peso é uma das coisas mais difíceis para perder peso com sucesso e mantê-lo fora. Mas o que exatamente é motivação e de onde ela vem? E o mais importante, como você consegue, guarda e usa para perder peso.

O que é motivação?

Motivação é um termo muito amplo que muitas pessoas usam no início de uma grande mudança, na esperança de que, se tiverem muito, possam ter sucesso. O fato é que ele não está sozinho — é a faísca inicial que incendeia, e mantê-la pode ser um desafio tanto quanto encontrá-la em primeiro lugar.

É uma unidade interna. Uma escolha que você faz para buscar algo novo. Reconhecer isso o ajudará a gerar um ciclo de motivação e criar a disciplina necessária para atingir os resultados.

De onde vem a motivação?

A motivação é gerada por meio de nossos neurotransmissores, que são projetados para liberar mensagens químicas que nos mantêm alertas e atentos. Muitas vezes, é um produto da dopamina — a conhecida substância química para o bem-estar do cérebro.

A dopamina é produzida em duas partes diferentes do cérebro. É feito na substantia nigra, uma pequena faixa de cada lado do cérebro. A dopamina dessa área do cérebro ajuda a produzir movimento e fala.

A outra área do cérebro que produz dopamina é a área tegmental ventral, no centro do cérebro. Quando a dopamina é liberada dessa área do cérebro, ela nos sinaliza que algo bom ou ruim está para acontecer. Isso nos ajuda a produzir motivação para agir ( 1 ).

Na verdade, é um equívoco comum pensar que a dopamina é a substância química do “prazer” — ela faz muito mais do que isso. Embora seja bastante compreendido que influencia nosso desejo de buscar recompensas, não é liberado apenas em momentos de prazer. Também é utilizado em momentos de estresse, ou perda e está fortemente ligado à nossa motivação ( 2 ).

Motivação intrínseca vs extrínseca

Muitas vezes, quando alguém está procurando perder peso, eles se concentram no resultado que desejam — olhar para um determinado lado, acertar um número específico na balança ou caber em uma calça velha.

Isso é chamado de motivação externa ou extrínseca. Embora esse tipo de motivador possa ser ótimo desde o início, ele ainda é bastante superficial e rapidamente perderá o controle. Também pode ser incrivelmente desmotivador quando os resultados da perda de peso não são exatamente como você os imaginou.

Por outro lado, a motivação intrínseca ou interna envolve fazer algo por prazer ou pelo prazer de fazê-lo. Algumas pessoas começam com objetivos físicos e depois descobrem que adoram que uma alimentação saudável e malhar lhes dão mais energia, melhoram seu humor ou sua vida sexual ou encontram um hábito saudável de que realmente gostam. Esses tipos de motivadores são mais rígidos e podem ajudá-lo a criar hábitos saudáveis a longo prazo, portanto, identificá-los antecipadamente pode ser uma verdadeira virada de jogo.

Uma das maneiras mais fáceis de manter forte a motivação para perder peso é aprender a amar o processo, e isso pode ser alcançado identificando os motivadores intrínsecos.

Como se motivar e permanecer motivado para perder peso

Mas se você estiver tendo problemas para encontrá-lo, não se preocupe, existem algumas coisas diferentes que você pode tentar para inspirar algum incentivo ou ajudá-lo a compreender o que realmente o está levando a fazer uma mudança.

A motivação também nem sempre está presente. Ele vem e vai e é completamente normal perdê-lo mais de uma vez ao tentar alcançar um objetivo maior.

A chave é entender que isso faz parte do processo e encontrar maneiras de se recompor se você perder a inspiração ou apenas perder o rumo.

Não sabe como começar sua jornada para perder peso? Comece com esta calculadora de perda de peso gratuita e aprenda exatamente quantas calorias você precisa comer por dia para perder peso.

1. Encontre o seu porquê: o que o motiva a perder peso?

Muitas vezes o seu “Porquê” é a sua motivação para perder peso.

Certifique-se de cavar fundo neste. Não se conforme com motivadores extrínsecos e de nível superficial. Em vez de pensar sobre o resultado da perda de peso, pense no tipo de pessoa que você precisa se tornar para atingir esse resultado. Essa simples mudança de mentalidade o ajudará a definir metas melhores, lidar com o fracasso e mantê-lo no caminho certo.

Se você estiver se sentindo preso, experimente exercícios de meditação ou de atenção plena para trazer um pouco de consciência para suas motivações mais profundas.

2. Visualize a mudança

Isso pode ser tão simples quanto afirmar “Eu sou um atleta” em vez de dizer “Eu quero me tornar um atleta”. Identificar-se com o resultado que você deseja desde o início gera confiança.

Você também pode visualizar seu progresso para ajudá-lo a entrar na mentalidade. Imagine o que essa mudança de peso pode fazer por você. Pense em como você se sentirá, como será sua vida quando alcançar seus objetivos. Quais são os benefícios de fazer uma mudança? E o que vai acontecer ou como será a sua vida se você continuar no mesmo caminho que está?

A visualização pode ajudar a remover o medo, as dúvidas e induzir seu cérebro a acreditar que seus objetivos não são apenas possíveis, mas que você já está no caminho certo ( 3 ).

3. Inspire-se com os outros

A pesquisa sugere que a inspiração é uma ferramenta poderosa para motivar outras pessoas a perder peso. Pode facilitar o progresso em direção aos seus objetivos e pode melhorar seu bem-estar geral, ajudando você a se manter positivo e aproveitar mais a viagem ( 4 , 5 ).

4. Não procure uma solução rápida

Se você não está perdendo peso imediatamente, não desanime. Perder peso leva tempo e geralmente requer trabalho árduo, dividir isso em objetivos mais viáveis ​​pode ajudá-lo a planejar melhor e tornar o processo menos difícil — o que significa que você tem mais probabilidade de seguir sua dieta e atingir seus objetivos no final.

Comece mudando uma ou duas coisas que pareçam mais gerenciáveis. Esses podem ser maus hábitos que o estão impedindo ou áreas nas quais você sente que uma pequena mudança pode causar o maior impacto.

Por exemplo, se sua dieta está muito errada e você tem dificuldade em se alimentar de maneira saudável, comece cortando a sobremesa depois do jantar ou acrescentando um vegetal por dia. Essas metas podem parecer pequenas no início, mas pequenas ações podem levar a impactos maiores. Além disso, dar a si mesmo a oportunidade de comemorar uma vitória, mesmo que pequena, é motivador por si só.

Precisa de mais incentivos para começar pequeno?

Considere que cortar uma lata de refrigerante por dia ou remover 1,5 colher de sopa de maionese integral de seu sanduíche diário pode ajudá-lo a cortar calorias suficientes para perder quase 7 quilos em um ano. Ou caminhar 1,6 km na hora do almoço pode ajudar a queimar calorias suficientes para perder 4,5 quilos este ano.

Essas mudanças menores não são apenas mais fáceis, mas também podem entrar em sua rotina normal e inspirá-lo a fazer mudanças maiores e mais difíceis quando começar a ver os resultados.

5. Aproveite sua jornada para perder peso

Não se concentre apenas no resultado final, como atingir uma meta de peso ou olhar para um determinado caminho. Se você cair no padrão de apenas esperar ansiosamente pela recompensa, perderá de vista o processo com bastante facilidade. Você pode até procurar maneiras de enganar o processo. O que nunca levará aos mesmos resultados que puro trabalho árduo e disciplina. Sem mencionar que é mais difícil estabelecer os hábitos necessários para manter seus resultados se você estiver correndo em direção à linha de chegada.

Resumindo, se sua mudança de saúde o está deixando infeliz, pode valer a pena dar um passo para trás e descobrir o porquê disso. Talvez sua dieta não seja adequada para você ou talvez você esteja sendo muito restritivo consigo mesmo.

Fique em cima de sua nutrição e seu plano de condicionamento físico, acompanhando seu progresso de peso no aplicativo Trifecta. Monitore sua ingestão diária de calorias, seu peso e tenha acesso a treinos diários gratuitos.

6. Use uma rede de apoio

Não é de se admirar por que tantos programas de perda de peso bem-sucedidos usam uma abordagem comunitária para perder peso.

Por outro lado, cercar-se de pessoas que prejudicam suas realizações ou o impedem de alguma forma pode ter impactos negativos em sua motivação para perder peso.

Não está pronto para entrar em uma equipe? Considere apenas compartilhar seus objetivos em suas próprias redes sociais. Isso não apenas ajudará a responsabilizá-lo, mas você pode se surpreender quando outras pessoas entrarem na onda ou mostrarem seu apoio ( 9 ). E você pode estar inspirando outras pessoas mesmo sem perceber.

7. Foco na consistência, não na perfeição

Tente não se concentrar em quão rápido ou perfeitamente você atinge seus objetivos de peso e, em vez disso, mude seu pensamento para um progresso consistente.

Você pode ser capaz de atingir seus objetivos perfeitamente por vários dias ou semanas de cada vez, mas a perfeição não é sustentável a longo prazo e alguns dias tendem a ser mais difíceis do que outros. Sem mencionar que cair do vagão pode machucar seu ego e atrapalhar sua motivação.

Consistência é mais sobre se concentrar em atingir seus objetivos na maior parte do tempo ou repetir os mesmos comportamentos por um longo período de tempo para que a soma média de seus comportamentos continue a movê-lo na direção certa em geral.

Se você for consistente com sua alimentação, rastreamento de alimentos ou exercícios, é mais provável que veja resultados. É por isso que escolher metas menores e tentar cumpri-las na maioria dos dias da semana tem demonstrado promover um controle de peso mais sustentável ( 10 ).

Movimento cria movimento. Pense no progresso acima da perfeição e lembre-se de que colocar um pé na frente do outro é como você atinge o objetivo desejado. Qualquer tipo de movimento é melhor do que nenhum movimento.

8. Aceite o Fracasso

Abraçar cria aceitação e a aceitação cria fluxo. O ditado ‘o que você resiste, persiste’ pode ser aplicado aqui. Resistir aos solavancos da estrada criará paredes e tensão, em vez de render-se ao que quer que seja definido como um fracasso.

Manter uma atitude positiva, mesmo na derrota, é a chave para manter a motivação. E permanecer positivo depende de como você encara as coisas. Tudo o que conquistamos em nossas vidas, desde aprender a andar, falar ou praticar um esporte, provavelmente envolveu muitas tentativas fracassadas. Se tivéssemos desistido cada vez que falhamos, nunca teríamos conseguido.

O fracasso faz parte do crescimento. É como aprendemos a nos adaptar, ajustar e melhorar o que estamos tentando fazer.

Aprender a abraçar o fracasso com esse tipo de mentalidade pode lhe ensinar resiliência e equipá-lo com o know-how para seguir melhor sua dieta e viver uma vida mais saudável em geral. Quanto mais tempo ficamos nele e quanto mais aprendemos, melhor ficamos!

Portanto, em vez de se machucar quando o fracasso chegar, trate-se com alguma gentileza e veja o que você pode tirar dessa oportunidade que encontrou. O que você aprendeu? Como você pode usar isso para ficar mais forte, melhor e obter mais resultados em geral?

9. Recompense-se de maneiras saudáveis

Por exemplo: se seu chefe lhe dissesse que, se você fizesse um excelente trabalho na próxima apresentação, você seria promovido para a posição que realmente queria, provavelmente você dominaria essa apresentação. Você está optando voluntariamente por se envolver nos movimentos necessários para produzir esses resultados porque vê uma grande recompensa ligada a eles.

Encontrar oportunidades de dar tapinhas nas costas, não importa o quão pequeno seja, pode ser uma ótima maneira de motivá-lo a continuar.

Procure maneiras não alimentares de comemorar pequenas vitórias (assim você não vai prejudicar seu progresso), como comprar um novo par de sapatos, ir ao cinema, fazer uma massagem, fazer uma viagem de fim de semana, tirar um dia de folga trabalhar para relaxar, etc. O que quer que seja que o ajude a manter essas boas vibrações e que queira realizar mais objetivos.

Se você quiser fazer uma refeição casual, não os use como recompensa. Isso apenas fortalecerá um relacionamento ruim com os alimentos e pode tornar mais desafiador seguir sua dieta a longo prazo. Em vez disso, planeje refeições fraudulentas como parte de sua abordagem consistente. Calcule as calorias com antecedência e remova qualquer sentimento de culpa ou recompensa, e apenas aproveite a guloseima no momento.

10. Olhe além do número na escala

Usar “quilos perdidos” como único indicador de seu sucesso não é o ideal e pode atrapalhar sua motivação se as coisas não saírem como planejado.

Em vez disso, concentre-se em como você se sente, como suas roupas se ajustam, marcadores biométricos (como colesterol, pressão arterial, etc.), seu desempenho físico e sua confiança e bem-estar geral. O peso é apenas um número no final do dia e nem sempre determina o quão saudável você realmente é.

Planos de refeições para perder peso

Encontre ferramentas e recursos que ajudem a tornar esse processo mais fácil, seja aperfeiçoando sua preparação de refeições, contratando um treinador ou considerando um programa de entrega de refeições que elimine a maioria dos desafios dietéticos que você enfrenta. Programas de entrega de refeições para perda de peso podem ser uma ótima maneira de permanecer consistente e evitar a tentação, tendo opções nutritivas e de calorias controladas à mão ou em trânsito.

Os planos de refeições para perder peso da Trifecta têm ajudado inúmeros clientes a perder peso e melhorar sua saúde. Nossos planos de refeição são estrategicamente projetados para apoiar seus objetivos de condicionamento físico e tornar o processo mais fácil, eliminando a necessidade de fazer compras, cozinhar, preparar e pensar sobre sua dieta por completo. Isso significa que você tem mais tempo para se concentrar em outras metas e alcançar resultados ainda mais rápido.

Quando se trata de determinar se você deve perder peso, há uma série de fatores importantes que você deve considerar. https://nataliarocon.com/

Quando se trata de determinar se você deve perder peso, há uma série de fatores importantes que você deve considerar. https://nataliarocon.com/